sábado, 3 de setembro de 2011

Comentário do evangelho segundo João.


* Primeiro capítulo.


     “Eu sou o Alfa e o ômega, o principio e o fim. Eu, a quem tem sede darei de graça da fonte da água da vida”. (Ap 21. 6).

    No primeiro capítulo do evangelho segundo João, vemos a centralização de todas as coisas em Cristo, principalmente quando a palavra princípio é esboçada. Vejamos uma expressão: “Tudo foi criado por meio dele e para Ele”. (Cl 1.16c). Cristo é o referencial de todas as coisas. Essas expressões foram escritas por João com a finalidade de anular a influência mosaica nas pessoas que formavam à igreja. Sendo Cristo o principio de tudo, ou seja, a pedra fundamental desta construção, toda fonte de controvérsia será dissipada por esta verdade que ilumina a todos; porque Ele e por Ele são feitas todas as coisas, e Ele é a Luz. Todo o evangelho de João resumiu-se na centralidade de Cristo.

     Logo em seguida, o testemunho é promulgado por João, o batista, a respeito dessa Luz que veio resplandecer entre os homens. Todo aquele que crer nesta luz é transformado e convocado a viver a nova proposta de vida do evangelho. Neste capítulo presenciamos três palavras chaves que é a síntese de Cristo, vejamos: verbo, princípio e luz. No principio era o verbo, o verbo era Deus, a luz dos homens, ou seja, esperança, esclarecimento. O verbo se encarnou e todo aquele que crer em tais palavras não será confundido. “Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens”. (Tt 2.11)

Graça,Rafael Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário