sexta-feira, 8 de abril de 2011

" E a igreja somos nós".












              Parece uma piada, mas é uma grande verdade; até o significado da palavra igreja, resume a frase. Igreja, vem da palavra grega “Eclésia”, que significa “chamados para fora”.

               A religião nos ensina que a igreja para ter as características de igreja, necessita de complexos aparatos dentre os quais: Templos suntuosos, liturgia, política, organização, um nome e um conceito. A luz dos relatos bíblicos narrados por S. Lucas chegamos à seguinte conclusão: Igreja é comunidade, unidade, simplicidade, família de Deus, ligados numa grande amizade. Nada relacionado à complexidade simbólica de uma religião. Não considero nenhuma instituição religiosa atual como uma igreja, porque o conceito de igreja está ligado a um grupo de pessoas unidas a um só Senhor, uma só fé (convicção), um só batismo.

                Analisando estes fatos chegamos a tal conclusão: Qualquer um pode ser igreja. Num determinado filme, uma determinada pessoa foi interrogado: - Qual é o seu nome?  A pessoa respondeu: - meu nome é igreja. O conceito de igreja pode está ligado a uma família, um grupo de amigos e todo aquele que preserva e professa Cristo como Senhor e Salvador, sem depender de nenhum conceito religioso e nenhuma liturgia para ser salvo. Porque Cristo é o caminho, a verdade e a vida.

              Quanto mais burocrático o sistema for, mas corrupção haverá. Por isso que uma das características marcante do cristianismo é a simplicidade. Quanto mais simples for, menos problema.


Shalom, Rafael Lima
Um cristão ortodoxo.